terça-feira, 23 de junho de 2015

Desafio 30 - cabeceira e painel em capitonê e cama reformada

Olaaaaá pessoal!!
Ainda tem alguém aqui?! Espero que sim!
Gente, como eu disse na postagem anterior, esse desafio foi mais furado do que peneira. Era pra ter durado apenas 1 mês, e durou 4 meses..kkk!!! Putz! 
Não sei se alguém prestou atenção, mas em algumas postagens eu já vinha demonstrando sinal de falência do meu notebook e eis que ele bugou de vez, um vírus maldito que entrou e ferrou com tudo! E além das lerdezas de tanto arquivo e sem um antivírus decente, a probabilidade de acabar nisso era enorme!!! Pois bem, tentei postar do note do meu marido, mas o dele também, coitado, está pra lá de manacá (expressão da minha vó), cheio de arquivos e muito lento, não consegui abrir nenhuma foto minha pra postar no blog. Tive que esperar, até hoje, pra formatar meu note e tirar essas coisas ruins que estavam implantadas. A sorte é que não perdi nada, porque teve uma vez que perdi várias fotos, que ódio!
Mas enfim pessoal, estou de volta e peço desculpas por demorar a responder os comentários, eu vi pelo celular, mas eu fico desesperada digitando naquele minúsculo espaço,rs! Obrigada pelo carinho de sempre!!!
Ah, e viram como o blog está diferente?! Ficou bem legal, os desenhos caíram como uma luva, "a mulherzinha que faz de tudo" rs! E a gatinha é novidade também...apareceu aqui no portão de casa e ficamos com ela, depois faço um post contando melhor. O novo layout foi feito por uma amiga que manja dessas coisas, porque eu sou uma negação (não é burrice gente, é falta de interesse mesmo). Bárbara, muito obrigada pela arte, você soube pegar a essência do meu "eu",rs! Pra quem quiser o contato é só entrar aqui na página dela do Facebook! 
Agora que atualizei vocês, posso continuar o desafio, ou melhor, fechar o último..haha! 
Quem acompanha o blog já deve ter visto que no quarto da Bia tem uma cabeceira e um painel estofado! Pra quem ainda não viu pode ver aqui ou abaixo, conforme segue algumas fotos:




  

Eu sempre achei lindo esse efeito de capitonê e as cores que predominam no quarto da Bia é branco com rosa e a cama dela era marfim, então tive que pintá-la de branco para fazer minha "arte". Quem optar por deixar a cor original da cama, é só comprar o tecido na mesma cor ou parecida!
Vou postar o passo-a-passo, espero ajudá-los da melhor forma, pois eu sei que uma cabeceira ou painel em capitonê são caros! Pessoal, eu fiz de forma bem improvisada (como sempre eu faço) , não tenho material próprio, como serra tico tico ou lixadeira, tudo é no muque mesmo! 
Os materiais são:
- pedaço de madeira (o meu foi feito com uma parte de um guarda-roupas, mas pode ser compensado,porta velha, etc)
- espuma
- courino (pode ser tecido, vocês escolhem)
- cola de contato 
- tachinhas
- serrote (aqui cai bem uma serra tico tico) 
- grampeador de estofador (acho que é esse o nome)
- e muita paciência!
A cama era assim!


Aqui já estava pintada! Eu só não achei foto dela toda, não lixei, apenas passei umas 3 demãos de tinta. Pintei apenas as laterais e os pés, pois a cabeceira eu forrei com o tecido.

Pessoal, como eu disse, foi tudo à mão! Vejam que tive que cortar esse pedacinho da madeira, devido a altura da janela do quarto...mais pra frente vocês irão entender! Cortei com serrote e só Deus pra dar forças nessa hora! 


Tive que editar essa foto, em um dos melhores recursos de edição de fotos: o Paint! A buzanfa apareceu, aí não dá neh! Nessa parte estava contando com a ajuda da família pra tirar foto, logo, viram que não tiraram de todas as etapas. Primeiro, passem a cola de contato na madeira e vão colando a espuma. Não passem tudo de uma vez, vão colando aos poucos. Aconselho a comprar uma espuma um pouco mais fina do que essa aí da foto, porque penei um pouco na hora de bater as tachinhas, o courino deixa "duro" e fica difícil afundar o tecido. Depois de colada, é hora do courino, que vai ser grampeado para dentro na madeira, junto com as sobras da espuma. Entenderam?!
Podem grampear bem, pois precisa ficar bem firme. Dei um espaço de uns 0,10 centímetros de um grampo para o outro.


As tachinhas que comprei eram douradas, e como o tecido é branco resolvi pintá-las. É só pegar um pedaço de papelão ou isopor, fincá-las e pintar, só que não recomendo fazer isso, pq na hora de martelar a tinta solta e fica o óh! Era mais fácil ter deixado douradas mesmo! Ou se tiverem muita paciência, fazerem como eu...retocar uma por uma depois de pregadas,aff! Masss, corre o risco de sujar o tecido, aff de novo! Ou seja, se possível, comprem na cor certa ou alguma pedrinha que possa colar por cima da tachinha...é isso que pretendo fazer, pq até hoje não fiz!


Gente, eu não sou estofadora, então aqui é algo muito pessoal. Eu preferi fazer com esse desenho (um embaixo, um em cima), mas vi na internet outros modelos de capitonê que são retos, um debaixo do outro. Para fazer dessa forma, eu tirei as medidas da madeira, peguei o ponto central da madeira para usar de referência e calculei o espaço, de uma ponta a outra, de forma que as tachinhas ficassem proporcionais. O espaço entre uma e outra ficou em 0,20 centímetros. Depois de fazer essa primeira linha, é só ir furando entre uma e outra, fazendo uma linha em cima e outra abaixo. Aqui, vocês vão ter que ver a medida da madeira e calcular o espaço, porque pode ser que a medida do espaço entre as tachinhas fique menor. Talvez vocês não tenham entendido nada, então fiz esse desenho no paint (hahaha) para entenderem melhor! O "x" é o centro, as bolinhas de vermelho é a primeira linha que vocês devem fazer e as de azul, são as que devem pregar intercalando entre os espaços da linha central, e assim sucessivamente. Agora entenderam?! Espero que sim,rs!
E para fazer esse efeito, vocês têm que afundar o tecido até encostar na madeira e depois bater a tachinha, senão ela não fixa. Aí é que pega se a espuma for grossa, porque o courino fica bem esticado e fica difícil afundar e pode soltar. 
A parte da cabeceira eu não tirei foto, mas aconteceu isso, pois eu improvisei a espuma. Peguei um colchão velho e cortei o máximo que pude pra deixar fina, só que não ficou tanto quanto eu gostaria, e ao tentar fixar as tachinhas não pregavam de jeito nenhum. O jeito foi usar o grampeador, fiz um "x" com os grampos e depois bati a tachinha! Agora sim!!! :)
Ah pessoal, vocês vão notar que tem 3 tachinhas em sequência, as que estão no lado esquerdo, parece que estão desproporcional com as outras, mas não, a do meio eu só bati porque é nesse espaço que vai o parafuso para pregar na parede.


Antes de colocar a cama!



E depois!!!


Viram o porque do corte na madeira?! Pra ficar alinhado com a cabeceira.
Os pontos pretos são os parafusos e utilizei 4. Pintei todos da cor das tachinhas, só que ainda não tirei foto, então depois mostro pra vocês! Na verdade, o que eu quero mesmo é achar alguma capinha de botão ou alguma pedra bonita pra colar sobre as tachinhas e os parafusos, mas até hoje não parei para olhar isso!


Eu pretendo fazer isso também no painel do meu quarto, assim que fizer posto aqui!
  Depois dessa novela, agora sim o desafio acabou! 
Agradeço a todos por terem me acompanhado e por relevarem os furos,rs!
É isso, espero que tenham gostado e até mais!

Beijosssss!!!

10 comentários:

  1. Olá Jessica, parabéns, ficou lindo!!
    Achei muito interessante esse jeito de fazer capitonê, eu já tinha visto de outro jeito hehe.
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mag!
      Obrigada!
      É verdade, o jeito certo de fazer é bem mais trabalhoso, tem que ter ferramentas certas e tal...esse meu jeito é mais simples, mas deixa bacana também! A única coisa que arrependo é de não ter colocado um suporte, ao invés de ter chumbado direto na parede...mas enfim, vivendo e aprendendo,rs!
      Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns ,realmente ficou lindo o quarto da sua princesa com a cabeceira.Também inspirador,pois além de bonito é barato também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane!
      Obrigada! O custo benefício foi ótimo!
      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa, que desafio mais difícil, heim ... puxa vida, mas vc conseguiu perfeitamente. Adorei ver que vc voltou. Obaaaaa, não some mais não ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Célia!
      Agradeço pelo seu carinho!
      Se meu note não bugar de novo eu prometo,rs!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Jé!
    Ficou lindo!!!! Parabéns!
    Mas que mão em amiga? rrs... só de olhar cansei! kkk
    Beijão!

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      kkkk..é, deu um trabalhinho! Vi que você colocou uma no seu quarto e que linda hein?! Pensei, será que eu consigo fazer uma cabeceira desse tamanho?! kkkkkk
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, Jéssica, vim conhecer seu cantinho, adorei!!!
    Nossa que capricho, que dom hein?
    Ficou linda esta cabeceira, o quarto da sua princesa ficou um charme, muito aconchegante e lindo!
    Parabéns!!!
    Bjus
    Keyla
    construindominhacasameular.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keyla!
      Seja bem vinda!
      Obrigada pelo seu carinho!
      Beijos!

      Excluir

Olá!
Obrigada pela visita e volte sempre!